Pão-de-Ló

Esta é uma receita de pão-de-ló que mãos amigas me fizeram chegar. E está aprovada!

De execução fácil só tem que ter controlo muito apertado de forno, para ficar no ponto de cozedura e ainda com um bom creme de ovos. Tudo tem influência: a forma que utilizar, o tamanho que não deve ultrapassar os 24 cm, a potência do seu forno...

Se o abrir ainda morno vai vê-lo assim... mas não o deve fazer. Este é o bolo ideal para fazer de véspera. No dia seguinte vai estar óptimo para servir à temperatura ambiente.



200 gramas de açúcar
5 ovos inteiros
10 gemas
80 gramas de farinha 55 sem fermento
1 pitada de sal
papel vegetal para forrar

Bata os ovos inteiros com as gemas e o açúcar, durante 10 minutos. Junte a farinha, aos poucos, e bata durante mais 5 minutos.

Leve a forno preaquecido forte (200°C), em forma sem buraco de 24 cm, untada e forrada com papel vegetal alto (o bolo vai crescer e depois de frio abate), durante 20 minutos.
Vá controlando e se necessário cubra com papel de alumínio, sem tocar na massa, para não queimar por cima.

Se utilizar uma forma em barro própria para pão de ló (ou mesmo um tacho de barro de 24 cm), então leve a 180 °C por 30 a 40 minutos. Numa forma de barro o bolo continua a cozer depois de retirado do forno pois a forma mantém o calor.
Pique com um palito na borda do bolo e verifique que está cozido. A parte central mantém-se líquida e treme um pouco quando agita a forma. Ela vai continuar a cozer já fora do forno.

Uma delícia...

1 comentário:

Sujeito a moderação de comentários.

Costeletas de porco preto grelhadas, feijão branco e cogumelos

Uma ligação perfeita que nos remete para a saborosa cozinha alentejana. Para 2 pessoas 300 g de costeletas de porco preto (desossadas) 400 g...