Língua de vaca estufada

Por vezes os meus passeios matinais dão nisto! Os três caminhantes diários gostam destas coisas da gastronomia e não são raras as vezes que é esse o tema que nos ocupa durante a hora e tal que dura o passeio. Da ultima vez que a conversa desviou para comida inclinou-se para as miudezas: fígado, rim, coração, língua... Declarei logo a minha intenção de tirar as devidas consequências: Se encontrasse à venda, ía fazer! Não foi nesse dia mas foi no seguinte.

O menos bom de preparar uma língua de vaca é ter que a limpar, o que inclui pelá-la. É uma tarefa prévia que solicita alguma paciência mas, para quem é apreciador, vale a pena. 

Comece por raspar a língua com as costas da lâmina de uma faca. Depois, mergulhe-a em água a ferver e deixe cozer por 20 a 30 minutos ou mais, se a língua for muito grande. Depois de retirada da água quente e logo que a possa manipular, retire a pele - que fica branca - que deve sair quando puxada. Limpe também  alguma gordura ou cartilagem.

A receita de língua estufada corresponde a um estufado clássico, pelo que não apresenta nenhuma complexidade. Podemos seguir  a receita da Maria de Lourdes Modesto, que foi o que eu fiz, apenas substituindo o toucinho por bacon.



1 Língua de vaca
100g de bacon (toucinho gordo no original)
2 cebolas
6 pés de salsa
1 folha de louro
2 dl de caldo de carne
2 dl de vinho branco
sal e pimenta


Faça o estufado na panela de pressão pois será muito mais rápido. 

Coloque o bacon em fatias no fundo e disponha a língua por cima. Acrescente as cebolas às rodelas, as cenouras aos bocados, o ramo de salsa e a folha de louro. Tempere com sal e pimenta e cubra com os líquidos - caldo e vinho. Tape e leve a panela de pressão ao lume por 1 hora. Retire a panela do lume mas não a abra de imediato. Espere até que perca a pressão pois assim vai concluindo a cozedura.

A língua deve ficar macia. Retire a língua e corte-a, obliquamente, em fatias. Retire a folha de louro do molho, veja se é necessário rectificar os temperos e passe tudo com a varinha mágica. Cubra as fatias de língua com o molho grosso e sirva com puré ou esparguete.

Se quiser dar um aspecto diferente ao seu esparguete coza-o juntamente com a casca de duas courgettes descascadas com um descascador próprio para fazer os fios.

Bom apetite.

9 comentários:

  1. Este é o meu prato favorito, língua de vaca estufada! A minha receita é um pouco diferente e costumo servir com puré de batata, mas essa também tem muito bom aspeto! E quem acha que estas partes menos nobres não prestam está redondamente enganado, para mim são as melhores e mais saborosas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Inteiramente de acordo. Vou olhar a sua receita. Quem sabe para a próxima vez...
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. O que eu gosto de língua de vaca (ou porco) estufada!! Não faço mais vezes devido ao trabalho que dá...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Queria fazer como os fãs daquela senhora portuguesa que enviavam receitas, mas não achei aqui nenhum lugar para fazer isto. Resolvi mandar aqui mesmo. Meu pai era cozinheiro, e tinha esta receita que fazia um sucesso danado por aqui. Com muito carinho lhe envio, pois sei que é um artista...

    Nesta receita, você não deverá cozinhar a língua para retirar a pele. O objetivo é manter o sabor e os sucos da mesma que se perderão neste primeiro cozimento. Feito como o descrito abaixo, obterá um prato suculento e delicioso.
    Língua de Boi à Moda do João Batista
    -1 língua de Boi
    - 10 ml de óleo de sua preferência
    -2 cebolas picadas
    - 2 dentes de alho socados
    - 2 folhas de louro
    - ½ colher de chá de cominho em grão, socado no pilão.
    - 200 ml de cerveja preta
    -200 ml de água
    - sal a gosto
    - 1 colher de sobremesa de mostarda escura
    - suco de ½ limão
    - pimenta do reino a gosto
    Maneira de Fazer:
    Ferva 3 l de água e bem devagar vá jogando sobre a língua crua, tendo o cuidado de que toda ela receba a quentura. Use uma vasilha grande para fazer isto.
    Depois de usar toda a água, tome uma faca e vá raspando a língua sobre uma tábua de carne, até retirar toda a pele. Limpe também eventuais gorduras. Reserve.
    Faça uma pasta com o alho socado, a mostarda, o limão, e a pimenta do reino. Esfregue toda a língua com esta pasta e coloque em um recipiente com tampa. Leve a geladeira até o dia seguinte.
    Coloque ao fogo uma panela grande, de ferro se tiver, espere ficar bem quente e derrame o óleo, deposite a língua e deixe fritar por uns minutos, agora é que começa o segredinho da receita. Vá pingando água e virando a língua, para poder retirar o torradinho do fundo da panela, espere secar novamente e repita a operação.
    Cuide que todos os lados fiquem dourados por igual. Faça isto até que fique um dourado bem escuro,
    Retire a língua da panela e reserve. Acrescente mais um pouquinho de azeite e deite as cebolas, deixando que fritem e recebam todo o suco da fritura da língua. Quando estiver bem murcha e dourada, volte à língua para a panela, acrescente o restante dos ingredientes, mexa bem e deixe cozinhar até que ela esteja macia. Durante o cozimento, cuide para que não queime, acrescentando mais água se se necessário.
    Retire a língua, corte em fatias e coloque no prato de servir. Mantendo aquecido.
    Analise o molho e retifique a gosto, inclusive apurando mais um pouquinho que achar que ficou ralo. Pode acetinar com um pouquinho de farinha dissolvida em água...
    Sirva com arroz branco e maionese de batatas.


    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada! Para a próxima vez vai ser assim, pois parece ser uma receita bem rica (vou utilizar azeite). Estou certo que me vou deliciar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehehe, eu pensei que vc era um menino!!! não achei seu perfil, por isto fiquei confusa. desculpas...
      bjs,
      Ilda

      Eliminar
  6. Menino mesmo! Só que já com bastantes anos de cozinha... ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaria tanto de lhe enviar muitas receitas de família, meus avós eram Ucranianos, fui criada perto deles usufruindo a comida maravilhosa daquele povo, meu avô era descendente de cossacos, portanto as receitas, eram diferentes das que são apresentadas nas cidades. Talvez por e-mail fosse mais fácil, aí vai o meu, se achar a ideia boa, me dá um toque que eu lhe envio.
      abços,

      Eliminar
    2. esqueci de mandar o e-mail: ildamara2013@gmail.com

      Eliminar

Sujeito a moderação de comentários.

25 de Abril

Para te conhecer Para te nomear                             LIBERDADE !                                                                    ...