Hoje levantei-me cedo; tinha que fazer. O dia acordou calmo e ameno. No inicio deste novo dia é bom ter que fazer e constatar que não nos está vedado o realismo da esperança; continuamos, enquanto povo, a saber a direcção do futuro. Não me queixo.
Manter o rumo (acabou a tempestade?)
Hoje levantei-me cedo; tinha que fazer. O dia acordou calmo e ameno. No inicio deste novo dia é bom ter que fazer e constatar que não nos está vedado o realismo da esperança; continuamos, enquanto povo, a saber a direcção do futuro. Não me queixo.
Clafoutis de Maçã
Não sei de onde fui colher esta receita. Talvez no Elvira's Bistrot , talvez seja já uma adaptação minha; não sei. Sei é que é um bolo muito bom, lustroso e com um toque delicado, a não perder. Tem o pequeno defeito de ter existência fugaz.
700g de Maçã golden
Sumo de limão q.b.
100g de Farinha
130g de Açúcar
2g de Sal Fino
5 Ovos
50g de Manteiga sem Sal
300ml de Leite
300ml de Natas
Açúcar em Pó e canela (facultativo)
Depois de tudo pesado e medido, e antes de iniciar a preparação, deve ligar o forno a 180ºC, para ir aquecendo.
Descasque as 700g de maçãs, lamine-as com 2mm de espessura (na mandolina) e polvilhe com 30g de açúcar e com o sumo de limão para não oxidar, deixando descansar cerca de 15 minutos.
Utilize um tabuleiro ou uma forma circular anti-aderente de 26cm que deve forrar com papel vegetal barrado com manteiga.
Derreta a manteiga e reserve. Misture o sal, as restantes 100g de açúcar e a farinha.
Bata os ovos (o suficiente para mistura-los bem) com um pouco de sal fino e junte à mistura anterior em três vezes enquanto vai batendo, para que não se formem grumos. Junte em seguida a manteiga derretida, misturando bem. Por último, acrescente o leite e as natas, misturando bem para tornar a massa homogénea.
Escorra e espalhe a maçã na forma escolhida com papel vegetal que se barrou com manteiga e deite o creme por cima. Vai a forno médio (180º C) cerca de 40 minutos. Serve-se morno ou frio polvilhado com açúcar e canela.
Roberto Bolaño
A Crise
"Em 2008, dos cerca de 2300 mil milhões de euros que se transaccionavam diariamente nos mercados financeiros, apenas 2,7% correspondiam a bens e serviços reais!"
Para bom entendedor...
MMC in DN 9 Set 09
Gelado Cheesecake
Regresso de férias com uma boa proposta de gelado que já tem muitos aficionados.
Utilizo uma geladeira para o fazer e quando está já bastante sólido passo-o para uma taça onde o misturo, rapidamente, com a bolacha Maria. Só depois o coloco em forma para ir ao congelador. É muito cremoso e guloso. Faites vos jeux!
Ingredientes
2 Embalagens de queijo Mascarponi de 250 g
2 Iogurtes naturais de 125 g
200 g de açúcar
2 Embalagens de iogurte de leite magro (125g x 2)
350g de compota de morango a 60% (pouco doce)
½ Pacote de bolacha Maria.
Confecção:
Junte o queijo, os iogurtes e bata com as varetas. Junte o açúcar. Misture tudo muito bem e junte o leite. Volte a misturar. Leve a mistura à geladeira até ganhar textura. Quando já estiver espesso, com a geladeira a trabalhar, vá juntando a compota às colheres.
Entretanto parta as bolachas aproximadamente em quartos.
Quando o gelado tiver a textura desejada transfira-o para um tapperware de ir ao congelador e misture as bolachas uniformemente.
Leve ao congelador.