Focaccia de alecrim

Uma receita adaptada do Chef Kiko



Uma focaccia gulosa que se recomenda e que se pode ir comendo durante 3 ou 4 dias. Boa se comida simples mas que também acompanha queijo ou presunto. 

500g de farinha de trigo
13g de fermento seco
13g de açúcar
7g de sal fino
250ml de água
60ml+15ml+ 15ml de azeite
3g de alecrim picado
3g de flor de sal

Junte a farinha, o fermento, o açúcar e o sal numa taça e, com a ajuda de uma batedeira, envolva tudo muito bem. Depois, adicione a água e os 60 ml de azeite, aos poucos, batendo até que a massa fique bem homogénea.
Deixe a massa descansar: unte e cubra o fundo de uma taça com 15 ml de azeite. Ajeite a massa em forma de bola e deposite-a na taça untada. Cubra com um pano e deixe a massa a repousar durante a noite.

No dia seguinte forre um tabuleiro de ir ao forno de ± 34 cm X 22 cm com papel vegetal untado com azeite ou utilize um silpat. Verta a massa sobre o tabuleiro, esticando-a de forma homogénea, e salpique tudo com a flor de sal e o alecrim ligeiramente picado. Cubra o tabuleiro com película aderente e deixe a massa a fermentar num local morno, durante pelo menos uma hora. Pode fazê-lo no forno depois de aquecido a 40 °C.

Leve a focaccia ao forno, durante 12 a 15 minutos, a 200 graus. Quando a retirar, regue-a com o resto do azeite e deixe arrefecer. Corte-a em pedaços a gosto.

Pão rústico com passas



Esta receita de Pão Rústico da Clara de Sousa foi uma agradável surpresa.

 Devo confessar que estava com alguma expectativa uma vez que a receita é muito simples e, após a confecção, achei que a massa estava pouco consistente, talvez até com um pouco de água a mais; mas, afinal, obtive um saboroso pão com côdea estaladiça, bem fofo e húmido, com que me deliciei. Relativamente à receita original apenas acrescentei 70g de sultanas.

Aqui fica a receita.

Ingredientes:
500 g de farinha T65 sem fermento
450 ml de água morna
1 saqueta de 4,6 g de fermento seco de padeiro de acção rápida
1,5 colher de chá de sal fino
2 colheres de chá de açúcar
farinha extra para polvilhar

Usar uma panela de ferro fundido de 22 ou 24 cm de diâmetro com tampa 

Misture todos os ingredientes secos numa taça. Envolva a água morna, pouco a pouco até estar tudo ligado.
Polvilhe com um pouco de farinha, cubra com película e deixe levedar para o dobro (a massa irá crescer e ficar cheia de buraquinhos).
Quando a massa estiver praticamente levedada, ligue o forno a 220º C e coloque no interior a panela vazia, sem tampa, para aquecer.
Forre uma taça com papel vegetal enfarinhado e transfira a massa levedada para lá. Polvilhe com mais um pouco de farinha.
Quando a panela de ferro estiver bem quente, retire-a do forno e transfira o papel com a massa para a panela quente. Coloque a tampa (atenção se a pega for de plástico retire-a) e coza durante 45 minutos.
Passado esse tempo, retire a tampa, aumente a temperatura do forno para 240º C, e coza destapado durante mais 15 minutos para dourar bem e ficar com uma côdea bem estaladiça.
Retire a panela do forno e retire o pão do seu interior. Deixe arrefecer quase totalmente antes de o abrir.

Notas:
Usei um pirex de 22cm com tampa.
A massa levedou já dentro do pirex forrado com papel vegetal evitando ter que a transferir. 
Aqueci o forno muito ligeiramente (±40°C) e coloquei dentro o pirex para que a massa levedasse melhor.
Acrescentei à receita 70g de sultanas.

Arroz de pato no forno





1 pato inteiro e limpo do excesso de gordura
1 cebola média picada
2 cenouras em cubos pequenos
4 pés de salsa
1dl de azeite
400g arroz
Água q.b.
chouriço às rodelas q.b.
bacon em tiras grossas q.b.
sal q.b. 
pimenta q.b. 

Pré-aqueça o forno a 180ºc. Corte o pato em pedaços e tempere-o com sal e pimenta. Reserve.

Num tacho grande faça um refogado com o azeite, a cebola, a cenoura e a salsa e deixe alourar em lume brando.

Junte os pedaços de pato e aloure de todos os lados sem que o refogado queime. Baixe o lume, adicione um pouco de água, tape o tacho e deixe estufar até o pato estar tenro e a carne separar-se facilmente dos ossos.

Retire os pedaços de pato do tacho, deixe arrefecer e desfie muito bem. Reserve.

Leve o tacho novamente ao lume e, ao molho que sobrou do estufado, junte a água necessária para o arroz (± o dobro do volume do arroz). Corrija temperos. 
Quando a água voltar a ferver ponha o arroz e tape o tacho. Sugiro que após 8 minutos a fervilhar desligue o lume e aguarde mais 5 minutos para o arroz acabar de cozer.

Quando o arroz estiver pronto, ponha-o num recipiente de ir ao forno, às camadas: metade do arroz, pato desfiado e, cobrindo tudo, nova camada de arroz. Enfeite distribuindo por cima as rodelas de chouriço e os pedaços de bacon.

Vai ao forno o tempo necessário para tostar o chouriço e o bacon.

Acompanhe com couve lombarda salteada.