Lulas com mostarda




1 kg de lulas limpas
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola
2 dentes de alho
2 tomates
¼ de pimento vermelho
Azeite
0,5 dl de aguardente velha ou brandy
2 dl de vinho branco
1 colher de sopa de mostarda
100 g de natas
Salsa
Sal, pimenta e pimenta-de-caiena.

Corte as lulas em argola. Numa frigideira deite a manteiga e aloure as lulas até que a água que libertam reduza quase completamente. Tempere com sal e pimenta e regue com aguardente velha. Deixe ferver por 2 minutos.
À parte faça um refogado, num fio de azeite, com a cebola picada e os dentes de alho laminados. Quando a cebola estiver cozida junte os tomates pelados, sem sementes e o pimento cortados em pedaços pequenos. Deixe apurar até os tomates e o pimento estarem cozidos e refresque com vinho branco. Passe tudo muito bem com a varinha mágica e introduza as lulas no preparado. Retifique de sal e tempere com a mostarda e a pimenta-de-caiena e mantenha ao lume, tapado, até as lulas estarem macias. Retire do lume, junte as natas e envolva. Sirva polvilhado com um pouco de salsa e acompanhe com arroz de ervilhas ou puré de batata.

Cabrito estonado


O que distingue o cabrito assado do estonado? No cabrito estonado ele é previamente escaldado e o pelo é retirado por raspagem. A manutenção da pele permite, durante o tempo de assadura, manter a suculência e o sabor da carne.


Dê um passeio e experimente o cabrito estonado do Restaurante Ponte Velha, na Sertã. Mas não se esqueça de encomendar...

Aproveite o passeio e vá por Figueiró dos Vinhos e visite o Casulo de Malhoa e o Museu e Centro de Artes.  O Casulo é o nome do difício associado à estadia do pintor José Malhoa (1855-1933) em Figueiró dos Vinhos, onde faleceu em 26 de Outubro de 1933. O Museu inaugurou, dia 27 de outubro, a exposição “José Malhoa e Figueiró dos Vinhos” .




 Jorge Barradas - "Cabeça"; 1945. Faiança modelada e vidrada.

Museu do Azulejo, Lisboa.

Esparguete à carbonara




4-5 pessoas

300 g de bacon em cubos
1 dente de alho cortado ao meio
1 colher de sopa de azeite
400 g de esparguete
4 ovos
2 dl de natas
3 colheres de sopa de parmesão
3 colheres de sopa de pecorino
Sal e pimenta preta do moinho


Corte o bacon em quadradinhos e frite-o com o dente de alho, sobre lume brando, no azeite. Assim que o alho começar a alourar, retire-o e reserve. Bata os ovos com as natas, e os queijos ralados. Tempere generosamente com pimenta preta da moinho.
Em água abundante temperada com sal, coza o esparguete deixando-o al dente e coe reservando alguma da água.
Deite o bacon, com a gordura de o fritar, sobre o esparguete bem escorrido e, de seguida, o preparado de ovos e natas. Misture e leve a lume muito brando, apenas 2 minutos, envolvendo. Se necessitar acrescente uma pouco da água reservada.
Sirva no recipiente em que foi cozinhado ou em recipiente aquecido e polvilhe com mais queijo parmesão ralado.

Opção: Pode juntar espinafres salteados, cogumelos...