Para o choco
1 kg de chocos
2 dentes de alho
Sal q.b.
Pimenta de moinho q.b.
1 dl de vinho branco
3 hastes de salsa
1 folha de louro
Se utilizar chocos pequenos, deverá apenas cortá-los e temperá-los, passando-os posteriormente por polme para fritar. Deverá temperá-los previamente com alho picado, pimenta de moinho, uma folha de louro, um pouco de vinho branco e sal, durante, pelos menos, 2 horas.
Se trabalhar com um choco grande, então, deverá cozê-lo em água, sal, vinho branco, 2 dentes de alho, uma folha de louro e 3 hastes de salsa durante ± 30 minutos.
Coe, corte em tiras a gosto e tempere com pimenta. Reserve. Pode ficar no frigorífico de um dia para o outro.
Para a tempura
1 gema grande
175 ml de água gelada
1 colher de chá de farinha de milho
70 g de farinha com fermento
Pitada de sal e pimenta
Para fazer o polme, bata rapidamente a gema de ovo com a água. Misture a farinha de milho e a farinha com fermento e bata pouco para que fique com grumos.
Passe as tiras de choco, bem secas, pelo polme e frite em óleo bem quente. A fritura deve ser rápida, apenas a necessária para fritar o polme. Se fritar demais vai endurecer o choco. Retire e escorra em papel de cozinha.
Para o arroz negro
1 dl de azeite
1 cebola média
2 dentes de alho
300 g de arroz carolino
1/4 de chouriço cortado em cubos pequenos
1 gole de vinho branco seco
2 unidades de tinta de choco (8 g)
700 g de água
1 noz de manteiga
sal q.b.
Num fundo de azeite, frite por um minuto o chouriço cortado em cubos. Junte a cebola e o alho. Quando a cebola estiver translúcida, acrescente um gole de vinho branco e deixe evaporar. Acrescente água, tempere de sal e deixe começar a fervilhar. Junte a tinta de choco, misture bem e acrescente o arroz. Deixe ferver por 8 minutos, junte a noz de manteiga, dê uma volta ao arroz com uma colher, apague o lume e deixe que o arroz apure um pouco mais dentro do tacho (± 5 minutos).
Sem comentários:
Enviar um comentário
Sujeito a moderação de comentários.