Tarte de ameixa

baseada numa ideia de Joana Barrios



Boa altura para as tartes e bolos de fruta. Morangos, ameixas, cerejas, pêssegos... Esta é gulosa, com o sabor da manteiga bem presente.

Para as ameixas
6 a 8 ameixas lavadas, descaroçadas e cortadas em gomos
3 colheres de sopa de vinho do Porto tinto
40 g de açúcar amarelo

Para a massa
3 ovos
100 g de farinha de amêndoa
120 g de açúcar amarelo
20 g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
15 g de manteiga
Raspa de 1/2 laranja

Para caramelizar
45 g de manteiga
100 g de açúcar amarelo

Corte as ameixas em gomos e deixe a macerar, numa taça, com vinho do Porto e 40 g de açúcar amarelo. Descascar as ameixas é opcional.Reserve.

Numa taça grande, bata os ovos inteiros e depois envolva a farinha de amêndoa. Junte 120 g de açúcar amarelo e misture. Adicione a farinha de trigo com o fermento ao preparado dos ovos e amêndoa e envolva. Adicione 15 g de manteiga derretida, uma pitada de sal, a raspa de casca de laranja e misture bem. Reserve.

Coloque uma caçarola larga, que possa ir ao forno, ao lume com 45 g de manteiga e 100 g de açúcar amarelo. Deixe chegar a uma textura caramelizada retire do lume e adicione os gomos de ameixa macerados no fundo da caçarola na sua posição definitiva (pois vão servir de decoração quando o bolo for virado. Pode dar-lhes uma disposição de que goste ou então espalhar os gomos aleatoriamente, que foi o que eu fiz).

Verta a mistura reservada para a caçarola, dos limites para o centro, para não estragar a disposição das ameixas que tenha feito.

Leve a caçarola ao forno preaquecido a 180° C, durante cerca de meia hora.
Tire a tarte do forno, aguarde 5 minutos e vire cuidadosamente para um prato.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sujeito a moderação de comentários.