Bochechas de Porco Preto em Vinho Tinto I



Agora que as bochechas de porco preto começam a aparecer à venda nos hipermercados, aqui vai uma excelente receita que deve ser saboreada com um tinto robusto. Acompanhei com uma salada de batata e espinafres salteada em alho picado e azeite de tomilho e na qual utilizei também batata doce.

Bochechas 
1200 g de bochechas de porco preto (12 bochechas) 
0,5 dl de azeite virgem 
Sal e pimenta q.b. 

Estufado 
0,5 dl de azeite virgem 
50g Bacon em cubos 
2 Cebolas 
5 Dentes de alho 
4 dl de caldo de carne (em alternativa de aves ou legumes) 
2 dl de caldo de tomate 
300g Cogumelos Paris 
3 dl de vinho tinto de boa qualidade 
1 piripiri 
2 folhas de louro 
Alecrim, Pimenta, Sal q.b. 

Limpe as bochechas de gorduras excessivas e tempere cerca de uma hora antes da confecção. Sele as bochechas num pouco de azeite virgem e reserve. 
Prepare um fundo com o azeite virgem, bacon, alho, cebola, piripiri e junte as bochechas e o louro. Refresque com vinho tinto. Adicione o caldo de carne e o molho de tomate previamente fervidos. Tempere de sal e aromatize com o alecrim seco em haste. Deixe cozinhar lentamente; quando tenras retire as bochechas e o louro e triture o fundo. Adicione de novo as bochechas. 
Saltei os cogumelos Paris em azeite virgem, tempere de sal e pimenta e junte ao preparado das bochechas. Rectifique de temperos e aromatize com alecrim em pó. 
 
Acompanhe com arroz basmati (ou puré de batata doce ou misto de batatas salteadas com espinafres).

3 comentários:

  1. Maravilhosa receita, porém aqui no Brasil, pelo menos na minha região, não conhecemos bochechas de porco. Não sei que corte é este. Posso fazer o prato com outra parte do porco

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. São mesmo bochechas de porco, retiradas da face do porco. É uma carne tenra e macia que dá uma confecção muito saborosa e suculenta.
    Tenho uma receita de bochechas em vinho tinto que não está (ainda) no blogue mas que é a que eu faço habitualmente. É mais simples e fica muito saborosa. Aqui vai:

    Bochechas de porco preto assadas em vinho tinto.

    Fazer uma marinada em tabuleiro de ir ao forno com

    1Kg de bochechas limpas
    1 cebola grande picada
    2 cenouras aos cubos
    4 dentes de alho laminados
    12 pés de coentros picados
    6 pés de salsa picados
    2 pés de tomilho (só as folhas)
    8 grãos de pimenta preta
    1 folha de louro
    sal
    azeite
    vinho tinto

    Envolver a cebola, as cenouras aos cubos, os dentes de alho laminados, os pés de coentros picados, os pés de salsa picados, os pés de tomilho (só as folhas), os 8 grãos de pimenta preta, a folha de louro, o sal e o azeite. Envolver tudo muito bem com 1Kg de bochechas limpas, acrescentar vinho tinto generosamente mas sem cobrir as bochechas, deixar marinar por um mínimo de 2 horas, ou de um dia para o outro.

    Levar forno a 160°C por 2 horas e 30minutos

    Finalizar escorrendo as bochechas do molho, retirando a folha de louro e levando este ao liquidificador ou triturar com a varinha mágica.

    ResponderEliminar

Sujeito a moderação de comentários.

Costeletas de porco preto grelhadas, feijão branco e cogumelos

Uma ligação perfeita que nos remete para a saborosa cozinha alentejana. Para 2 pessoas 300 g de costeletas de porco preto (desossadas) 400 g...