Sopa de bacalhau e poejo

Aproveitando a generosidade amiga de quem me trouxe poejo do Alentejo, atrevi-me a entrar por estes genuínos paladares do sul. Saboroso e perfumado poejo, primo afastado da hortelã.



Para 2 pessoas

1 posta de bacalhau do lombo
150 g de pão, sem côdea, do dia anterior (de preferência alentejano)
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 tomate maduro, limpo de pele e sementes, cortado em cubos
2 ovos
Azeite, sal, louro, pimenta, poejo e vinho branco

Faça uma base com o azeite, a cebola, o alho e louro. Deixe alourar um pouco e refresque com um gole de vinho branco. Junte o tomate e uma colher de folhas de poejo e deixe cozinhar temperado com sal e pimenta.

Entretanto ponha água ao lume e, quando estiver a ferver, junte a posta de bacalhau e retire do lume. Deixe ficar tapado, fora do lume, por 12 a 15 minutos findos os quais o bacalhau está cozido, a lascar. Retire o bacalhau e limpe de peles e espinhas. Mantenha quente. Leve o caldo do bacalhau novamente ao lume e mantenha a fervilhar. 

A base de cebola, tomate e poejo está apurada. Vá juntando conchas do caldo do bacalhau até obter uma sopa saborosa suficiente para dois pratos. Deixe apurar e corrija temperos. Aproveite o caldo de bacalhau sobrante para escalfar dois ovos - 2 a 3 minutos. 

Distribua o pão pelos dois pratos e regue com a sopa, bem quente, até cobrir. Disponha as lascas de bacalhau e o ovo escalfado por cima e junte algumas folhas de poejo para decorar.

Sirva de imediato.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sujeito a moderação de comentários.

Sopa de bacalhau e poejo

Aproveitando a generosidade amiga de quem me trouxe poejo do Alentejo, atrevi-me a entrar por estes genuínos paladares do sul. Saboroso e pe...