Espargos gratinados com presunto e parmesão

Sempre fiz esta entrada a gosto pessoal; nunca me preocupei com quantidades. É uma forma muito gulosa e simples de preparar espargos verdes (Asparagus officinalis) e dá uma excelente entrada quente que deve ser acompanhada de fatias de pão escuro torrado.


Faço esta entrada com uma daquelas embalagens de espargos verdes frescos que normalmente se vendem nos hipermercados - mais ou menos 400g. 

Devem ser previamente limpos de forma ligeira com um descascador e os pés devem ser partidos para evitar a parte mais fibrosa. A melhor forma de fazer isso é segurar o espargo com uma mão (esquerda) e o pé do espargo (a parte mais grossa) entre o polegar e o indicador da outra mão (direita), firmemente; fazendo um golpe seco e vigoroso com a mão direita para partir a base, ela irá partir no ponto certo - onde as fibras começam a ser mais fracas. Experimentar duas ou três vezes é o suficiente para ganhar mão.

Ingredientes:
  • Espargos 400g (para duas pessoas)
  • Natas
  • Presunto
  • Queijo parmesão
  • Vinagre balsâmico
  • Flor de sal e pimenta q.b.

Cozem-se os espargos por 5 minutos ao vapor (a melhor opção) e esfriam rapidamente numa taça com água e gelo.
Colocam-se num tabuleiro/travessa de ir ao forno que não seja muito grande (os espargos não devem ficar muito dispersos). 
Juntam-se natas q.b. que não devem cobrir os espargos mas devem ser generosas para depois ter molho. Tempera-se com pimenta de moinho e umas pedras de flor de sal.
Espalha-se por cima uma boa mão de aparas de presunto cortadas finamente. Cobre-se tudo com queijo parmesão ralado fresco; eu gosto muito e por isso carrego no queijo.
Finaliza-se com três golpes de vinagre balsâmico.
Vai ao forno a gratinar em lume médio. Servir de imediato.

O tempero de sal pode não ser necessário pois o presunto e o parmesão já são bastante saborosos. Os espargos ficam mais saborosos se não forem cozidos de mais; ao comer deve sentir-se a sua textura crocante.

Acompanhado de um bom vinho tinto é frequentemente o meu jantar.


2 comentários:

  1. Excelente Blog!
    Parabéns Zé Carlinhos.
    Receitas fabulosas...
    Aqui em NY...há "culinárias" de todo o mundo!
    "Love NYC Restaurant Week"
    Restaurantes muito bons!!!
    Abraço
    Jose Leitao

    ResponderEliminar
  2. Olá José Leitão! NY, quem bom! Tem estado na minha agenda mas por este ou por aquele motivo ainda não deu para ir. Mas vou! E nessa altura aproveitarei alguns desses restaurantes.
    Não sabia que estavas por aí...definitivo? Que inveja! Como o tempo passa; ainda ontem andávamos de calções atrás da bola. Obrigado pelo visita.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar

Sujeito a moderação de comentários.

Costeletas de porco preto grelhadas, feijão branco e cogumelos

Uma ligação perfeita que nos remete para a saborosa cozinha alentejana. Para 2 pessoas 300 g de costeletas de porco preto (desossadas) 400 g...