Perna de peru assada em cama de legumes

Comece por temperar a perna de peru esfregando-a bem com uma mistura, que pode fazer num almofariz, de dentes de alho, sal grosso, pimenta preta em grão e um pouco de pimentão doce. Para facilitar a coisa acrescente um fio de azeite. Ah! e não se esqueça de retirar previamente a pele do peru.
Eu fiz duas pernas de peru médias e utilizei 8 dentes de alho  e 10 grãos de pimenta. Querendo um pouco de picante acrescente piripiri ao almofariz a gosto. Polvilhe com um pouco mais de pimentão e um gole de vinho branco e reserve por 1 hora.
Entretanto, numa assadeira, faça uma cama de legumes com 2 cebolas às rodelas, 2 alhos franceses em juliana, 3 cenouras em juliana, 3 tomates às rodelas e dois dentes de alho picados. Junte uma folha de louro e umas hastes de salsa. Se gostar de cebolinhas assadas junte algumas inteiras. A composição da cama e a quantidade de legumes pode variar a gosto; é apenas necessário que a carne assente sobre a cama de legumes.
Coloque as pernas de peru sobre os legumes e enriqueça tudo com três ou quatro goles de vinho branco e um generoso fio de azeite. Se necessário corrija de sal.
Leve ao forno a assar a 180-200ºC por 1hora e 40 minutos regando a carne várias vezes com o molho que se vai formando. Não deixe secar. Pode acrescentar um pouco de água.
Sirva a carne fatiada com os legumes e acompanhe com puré.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sujeito a moderação de comentários.

Costeletas de porco preto grelhadas, feijão branco e cogumelos

Uma ligação perfeita que nos remete para a saborosa cozinha alentejana. Para 2 pessoas 300 g de costeletas de porco preto (desossadas) 400 g...