As minhas "Carciofi alla Romana"




Ingredientes

8 Alcachofras inteiras
3 filetes de anchovas
Sumo de 2 limões misturado com água
Sumo de 1/2 limão
2 colheres de sopa de hortelã
2 colheres de sopa de salsa
2 dentes de alho
2 copos de vinho branco
2 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta de moinho q.b.

Preparação
Cortar aproximadamente metade da alcachofra e cortar os pés, deixando cerca de 3 cm. Remover as folhas exteriores das alcachofras até chegar às folhas interiores mais finas e tenras.
Retirar a parte interior onde está o “feno” das alcachofras, usando uma colher de bola.
Metade do que se comprou vai para o lixo e só o restante se aproveita. Deve ser-se generoso a retirar as folhas exteriores pois não há nada mais desagradável do que meter na boca uma folha de alcachofra dura.

O caule é comestível, embora algumas apresentações exijam que ele seja completamente removido. Descascar os caules retirando-lhes a parte verde exterior. Colocar as alcachofras num recipiente com água fria e o sumo de limão para que não oxidem.

Bater na liquidificadora as folhas de hortelã, o azeite, o vinho, as anchovas, o alho, a salsa e tempere de sal e pimenta. Se não se desejar um gosto muito intenso pôr um pouco menos de hortelã.
Retirar as alcachofras da água com limão e envolvê-las com este preparado e cozinhar em lume brando. Juntar água suficiente para cobrir 1/4 das alcachofras. As alcachofras devem ficar bem juntas e viradas para baixo. Se necessário acrescentar um pouco da água com sumo de limão.

Cozinhar por 30 minutos. As alcachofras devem ficar bem tenras, sem partes duras. 



Servir quente ou à temperatura ambiente como entrada. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sujeito a moderação de comentários.

Costeletas de porco preto grelhadas, feijão branco e cogumelos

Uma ligação perfeita que nos remete para a saborosa cozinha alentejana. Para 2 pessoas 300 g de costeletas de porco preto (desossadas) 400 g...