Bacalhau no forno com pimentos assados

Existem 1001 maneiras de fazer bacalhau e talvez que as formas mais tradicionais, na sua simplicidade, sejam das melhores.
A confecção deste bacalhau no forno é muito simples e junta dois paladares de ligam particularmente bem: bacalhau e pimentos assados.

2 lombos de bacalhau demolhado
4 batatas grandes cortadas às rodelas grossas
2 cebolas grandes cortadas às rodelas finas
2 dentes de alho laminados
2 pimentos assados e limpos (1 verde e 1 vermelho)
6 azeitonas descaroçadas e cortadas ao meio
2dl de azeite virgem
Tomilho, sal e pimenta q.b.

Numa assadeira coloque as cebolas cortadas, os dentes de alho laminados, as batatas às rodelas e regue com metade do azeite. Tempere com o tomilho, sal e pimenta e leve ao forno preaquecido a 190º C durante 30 minutos ou até as batatas estarem assadas. Agite a assadeira uma ou duas vezes se necessário. Reserve.
Entretanto aqueça  bem o resto do azeite na frigideira e tempere com pimenta e doure ligeiramente o bacalhau dos dois lados (comece pelo lado da pele). O azeite deve estar bem quente para que esta operação seja rápida para evitar que o bacalhau seque.
Coloque os lombos de bacalhau no centro da assadeira, com as batatas e as cebolas à volta, enfeite com tiras de pimentos assados e azeitonas e regue com o azeite da fritura.
Leve ao forno por mais 10 minutos.
Excelente!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Sujeito a moderação de comentários.

Costeletas de porco preto grelhadas, feijão branco e cogumelos

Uma ligação perfeita que nos remete para a saborosa cozinha alentejana. Para 2 pessoas 300 g de costeletas de porco preto (desossadas) 400 g...