Feijoca com enchidos e carne de porco fumada


850g de Feijoca
2 cebolas grandes
5 dentes de alho
2 cenouras
4 folhas de louro 
1 chouriço mouro
1 farinheira
1 morcela de sangue
1 tira de barriga de porco fumada
1 pernil de porco fumado
1 piripiri
Uma pitada de cominhos
2 colheres de sopa de massa de pimentão 
Azeite q.b.
Vinho branco q.b.
Sal q.b. 

Demolhe previamente as feijocas durante 8 horas, ou de um dia para o outro, e leve-as a cozer numa panela de pressão com um pouco de sal, duas folhas de louro e dois dentes de alho esmagados, por ±15 minutos. Reserve o caldo da cozedura.
 
Dê dois cortes laterais no pernil de porco fumado e coza na panela de pressão durante 15 a 20 minutos. Assegure que a carne fica bem tenra e a separar-se do osso. Limpe um pouco da gordura do pernil, a gosto.
Aproveite a água da cozedura do pernil e coza a barriga de porco fumada e os enchidos depois de picados com um garfo. Deixe arrefecer as carnes e os enchidos, e corte os enchidos às rodelas grossas e as carnes aos pedaços. Reserve o caldo da cozedura.
 
Num tacho grande, faça um refogado com azeite, as cebolas picadas, 3 dentes de alho laminados e duas folhas de louro. Deixe que a cebola coza e junte a massa de pimentão, o piripiri, a pitada de cominhos e as cenouras às rodelas. Tape o tacho para que apure um pouco em lume médio. Junte um gole de vinho branco e deixe evaporar. Acrescente um pouco de caldo de cozer as carnes e a feijoca cozida. Tape o tacho e deixe levantar fervura. Corrija a quantidade de caldo necessário (das carnes ou de cozer o feijão) e os temperos. Junte as carnes, e o chouriço mouro às rodelas. Deixe apurar.
 
Estando pronto a servir, distribua por cima da feijoca as rodelas de farinheira e de morcela. Pode acompanhar com um pouco de arroz branco e grelos cozidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sujeito a moderação de comentários.

Pato - Perna de pato assada com laranja e mel

4 Pernas de Pato  4 dentes de alho Sumo de 1 laranja Sumo de 1 limão 2 colheres de sopa de mel 1 colher de chá rasa de colorau Pimenta de mo...