Focaccia de alecrim

Uma receita adaptada do Chef Kiko



Uma focaccia gulosa que se recomenda e que se pode ir comendo durante 3 ou 4 dias. Boa se comida simples mas que também acompanha queijo ou presunto. 

500g de farinha de trigo
13g de fermento seco
13g de açúcar
7g de sal fino
250ml de água
60ml+15ml+ 15ml de azeite
3g de alecrim picado
3g de flor de sal

Junte a farinha, o fermento, o açúcar e o sal numa taça e, com a ajuda de uma batedeira, envolva tudo muito bem. Depois, adicione a água e os 60 ml de azeite, aos poucos, batendo até que a massa fique bem homogénea.
Deixe a massa descansar: unte e cubra o fundo de uma taça com 15 ml de azeite. Ajeite a massa em forma de bola e deposite-a na taça untada. Cubra com um pano e deixe a massa a repousar durante a noite.

No dia seguinte forre um tabuleiro de ir ao forno de ± 34 cm X 22 cm com papel vegetal untado com azeite ou utilize um silpat. Verta a massa sobre o tabuleiro, esticando-a de forma homogénea, e salpique tudo com a flor de sal e o alecrim ligeiramente picado. Cubra o tabuleiro com película aderente e deixe a massa a fermentar num local morno, durante pelo menos uma hora. Pode fazê-lo no forno depois de aquecido a 40 °C.

Leve a focaccia ao forno, durante 12 a 15 minutos, a 200 graus. Quando a retirar, regue-a com o resto do azeite e deixe arrefecer. Corte-a em pedaços a gosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sujeito a moderação de comentários.

Pato - Perna de pato assada com laranja e mel

4 Pernas de Pato  4 dentes de alho Sumo de 1 laranja Sumo de 1 limão 2 colheres de sopa de mel 1 colher de chá rasa de colorau Pimenta de mo...