Ovos mexidos com farinheira e espinafres

Aqui está uma forma de fazer ovos mexidos com farinheira que não envergonha ninguém. 
Agora que a crise vai apertando vou propor-vos algumas receitas mais baratas mas igualmente saborosas e que podem ter apresentação caprichada; como é o caso.

1 farinheira 
6 ovos inteiros
1 embalagem (300g) de espinafres frescos
2 dentes de alho
1 chalota
Azeite, sal, salsa e pimenta q.b.
Parmesão ralado grosseiramente (opção)
Salteie os espinafres com um dente de alho finamente picado e um fio de azeite. Reserve.
Bata rapidamente os ovos inteiros com uma pitada de sal. Reserve.
Pique finamente a chalota e o restante dente de alho e, com um fio de azeite, salteie a farinheira, depois de a pelar e desfazer com um garfo. Vá virando no sauté para que a farinheira fique passada sem secar. Junte os ovos mexidos e envolva tudo rapidamente para que não seque (acabe a operação já com o sauté fora do lume).
Preencha um aro com uma primeira camada de espinafres e depois acrescente os ovos mexidos. Cubra com o parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC só até derreter o queijo. 
Desenforme, polvilhe com uma colher de salsa picada e sirva com pão torrado. Acompanhe com um Tinto do Douro do ano. Sugestão : Altano (boa relação qualidade/preço)

2 comentários:

  1. Mais uma receita experimentada cá em casa. Como não tinha chalotas, substitui por alho francês da minha horta. Os espinafres também são da minha horta. Para a próxima vou meter meia farinheira, acho que fica mais equilibrado, pelo menos para nós, que somos só duas bocas e meia.
    Se a crise apertar mesmo mesmo a sério, eu sei que sou auto suficiente, cá em casa cultiva-se tudo desde abóboras a rucula, todo o tipo de ervas, passando por diversos tipos de couves e até amoras e groselha! Frutas também são variadas por aqui: laranjas, ameixas, alperces, nêsperas, cerejas.. ah.. e azeitonas. O presunto e os enchidos são feitos aqui em casa, a salgadeira à antiga existe aqui. Aves de capoeira, um forno a lenha, uma adega talhada no calcário onde estão sempre 16 graus seja verão ou inverno.... Como se transformou um gajo nascido e criado no Norton de Matos, tudo é possível numa vida.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia essa faceta agrícola; mas também não conhecia a de marinheiro... Espero que os ovos mexidos tenham resultado saborosos.
    Abraço

    ResponderEliminar

Sujeito a moderação de comentários.

Costeletas de porco preto grelhadas, feijão branco e cogumelos

Uma ligação perfeita que nos remete para a saborosa cozinha alentejana. Para 2 pessoas 300 g de costeletas de porco preto (desossadas) 400 g...