2 de fevereiro de 2012

Papo de Anjo de Chocolate


Adaptação de uma receita de Leonor de Sousa Bastos

Esta receita tem uma ideia base muito semelhante ao "Doce da Io Appolloni". Trata-se de um Papo de Anjo em ponto grande e que, neste caso, leva chocolate.
Calda 
400g de açúcar 
300g de água 
1 pau de canela 
Casca de limão e laranja 
Num tacho, levar ao lume a água com o açúcar e os aromatizantes e deixar ferver durante cerca de cinco minutos. Retirar do lume e deixar arrefecer completamente. 
Papo-de-anjo de chocolate 
7 gemas 
1 ovo 
1/4 de colher de chá de fermento (2,5g) 
1 colher de sopa rasa de cacau em pó (8g)
Raspas de chocolate para enfeitar 
Pré-aquecer o forno a 150°C. 
Untar com manteiga uma forma de 26cm. Usei uma de silicone. 
Bater as gemas e o ovo até triplicarem de volume e estarem brancos e firmes. Adicionar o cacau peneirado com o fermento, envolvendo, delicadamente, com uma espátula, para que a massa perca o mínimo de volume possível.
Deitar o preparado para a forma e, com uma espátula, alisar a  superfície. Levar ao forno e deixar cozer durante 20 minutos. Deixar arrefecer um pouco e virá-lo ao contrário para um prato ou tarteira mais larga que posteriormente tenha espaço para a calda. 
Deixar arrefecer completamente e levar ao frigorífico. Depois de bem frio regar o papo-de-anjo com a calda, enfeitar com o chocolate raspado e guardar refrigerado. 
Aguenta vários dias no frigorífico. Originalmente esta receia dá para cerca de 22 unidades em formas com 5 cm de diâmetro e 2 cm de altura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sujeito a moderação de comentários.