23 de setembro de 2013

Polvo à Lagareiro

A questão prévia é saber se podemos fazer Polvo à Lagareiro sem levar o polvo à grelha. Qualquer solução mais expedita, para fazermos em casa, terá sempre que se confrontar com esta duvida: a qualidade mantém-se ou esta alternativa não vale a pena? Eu acho que vale a pena e que fica igualmente saboroso.

Para 4 pessoas
1 polvo fresco de 1 a 1,2kg
1kg de batatas pequenas para assar
10 cebolas pequenas para assar
1 colher rasa de café de bicarbonato de sódio (facultativo)
sal, azeite, vinagre e alho




O polvo deve ser comprado fresco, ser bem limpo e previamente congelado.
Pré aquecer o forno a 200°C.

Descongelar o polvo, passá-lo por água e cozê-lo, sem água nem sal, numa panela de pressão, contando 15 minutos desde que a panela atinge a pressão, . Se quiser assegurar que o polvo fica muito tenro e macio junte o bicarbonato de sódio. Ninguém lhe vai dizer que isto se deve fazer, mas, dos que sabem, todos fazem. 
Findo esse tempo escorrer o polvo do caldo formado, colocar num tabuleiro e levar ao forno pré aquecido por 10 minutos para secar um pouco e dar algum crocante. Retirar, cortar em pedaços, temperar com bastante azeite e três dentes de alho picados e reservar quente.

Lavar bem as batatas, polvilhar generosamente com sal grosso e assá-las no forno com as cebolinhas também com casca. Depois de bem assadas dar um murro em cada batata e retirar a pele às cebolinhas cortando-as ao meio. Pôr numa taça larga, juntar os pedaços de polvo e o azeite com alho. Juntar um gole de vinagre e, se necessário, um pouco mais de azeite. Envolver tudo e levar ao forno por 5 minutos. É só comer e deliciar-se.

Dica: As batatas podem ser assadas no micro ondas. Proceda de igual modo como se fosse para o forno mas pique previamente as batatas com um garfo. Leve ao micro ondas num pirex com tampa e conte 1 minuto por cada batata; ao total acrescente mais um minuto. 
Por exemplo: 12 batatas dá 12 minutos, mais 1, dá 13 minutos no total. Tão simples como isto.

1 comentário:

Sujeito a moderação de comentários.