Bolo de Figo da Tia Júlia


Esta receita, muito rica e muito boa, de um típico bolo de inverno ou mesmo de Natal, foi-me enviada por uma amiga (obrigada Z!) com a recomendação de que "...a felicidade é para espalhar...". Não posso estar mais de acordo.





Dá um bolo grande e reza assim:

400 g de açúcar
4 ovos inteiros
meia chávena de leite
250 g de manteiga
250 g de figos secos ou ameixas secas e descaroçadas
200 g de nozes
100 g de avelãs
100 g de passas 
2 colheres de sopa de mel bem cheias
1 colheres de sopa de aguardente
1 colheres de chá de canela
500 g de farinha
4 colheres de chá de fermento em pó

N.B. –  podem-se ainda acrescentar/substituir outros tipos de frutos secos, como pinhões, amêndoas, etc.

Mistura-se o açúcar com os ovos inteiros, o leite, a manteiga derretida, o mel, a aguardente, a canela e finalmente a farinha com o fermento. Cortam-se as ameixas secas em bocadinhos, envolvem-se em farinha juntamente com as passas e misturam-se com a massa anterior, adicionando também metade das nozes e avelãs. Coloca-se a massa na forma e junta-se por cima o resto das nozes e avelãs. Vai ao forno numa forma redonda (larga) com buraco, bem untado com manteiga e depois com farinha.

Inicialmente deve ter forno pré-aquecido a 200°C, mas, após 15 minutos, baixa-se o forno para 150°C por aproximadamente 45 minutos. Vigiar e, se necessário, para não ficar demasiado escuro por cima, cobrir com papel de alumínio a meio da cozedura.

Se, depois de frio, o pincelar com um pouco de geleia de fruta, fica ainda mais bonito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sujeito a moderação de comentários.

25 de Abril

Para te conhecer Para te nomear                             LIBERDADE !                                                                    ...