Rubens. (Siegen, 28 de Junho de 1577 — Antuérpia, 30 de Maio de 1640)


"Há 59 anos, o que mais me intriga neste quadro (aliás, um dos raros auto-retratos de Rubens e o único em que o pintor, aos 32 anos, recém-casado, se representou no máximo fulgor) é o corpete de Isabella Brant. O que dele se vê, tão longilíneo, tão desaguante e tão oculto pelo casaco de seda escura e pela gola de rendas, parece, visto de longe e de repente, um interminável pescoço, unindo o queixo ao baixo-ventre. Isabella Brant está sentada, de tudo a evidência. Mas sentada onde? Evidência nenhuma. Como se a ausência de lugar e o brilho do cetim luminoso a puxassem para cima e não para baixo, como se levantasse voo, com aquela imponderabilidade dos corpos de Rubens que há vinte anos me ensinaram a ver.

O quadro data de 1609, o ano das bodas. Rubens, como disse, tinha 32 anos. Isabella Brant, 17. Nem ele, nem ela o parecem? É bem verdade. Mas quem achar enorme a diferença de idades lembre-se ou aprenda que a segunda mulher do pintor, essa Helène Fourment que Calouste Gulbenkian mandou vir da Rússia e hoje resplandece em Lisboa, tinha 16 quando casou com Rubens em 1630, contava este 53. E foi Helène Fourment a que foi pintada nua, no quadro de Viena, perdida Viena de perdida viagem.!"

JOÃO BÉNARD DA COSTA
2002, in Publico


Peter Paul Rubens , Pintor flamengo, Barroco.

Crepe de Chocolate com Laranja

Faça um crepe e recheie-o com chocolate de leite previamente dissolvido num pouco de natas (a gosto). Pode juntar amêndoa torrada depois de picada grosseiramente (facultativo). À parte faça uma calda de açúcar leve à qual junta sumo de laranja e zestes de laranja cortados muito finos. Apure a calda um pouco. Cubra o crepe com a calda bem quente e sirva de imediato.

Como há quem queira os detalhes, vamos lá!

Para 6 crepes
100 g de farinha; 2 ovos; 200 ml de leite; 4 g de sal; 40 g de manteiga

Para o recheio dos crepes
150 g de chocolate de leite; 120 g de natas; 100 g de amêndoa triturada torrada

Crepes: Derreter a manteiga. Juntar todos os ingredientes e mexer bem. Fazer os crepes em sauté bem limpo e untado para não agarrar. Espalhar o recheio sobre as folha e enrolar.

Recheio: Ferver as natas. Deitar sobre o chocolate de leite.Mexer e juntar a amêndoa bem torrada. Aguardar até ganhar consistência.

Molho de laranja e Grand Marnier: Fazer um pouco dejuliana da casca da Iaranja. Vai ao lume a aloirar com 50 g de açúcar e 100 ml de sumo de laranja. Deixar ferver, juntar mais 50 g de açúcar e ferver novamente até ganhar algum ponto. No final, deitar um cálice de Grand Garnier.

Se quiser pode acompanhar com um pouco sorvete de tangerina. 



Queijo Chèvre com Maçã


Uma boa Entrada para o Outono






























Para duas pessoas:

1 Maçã reineta (ou o que houver)
4 Fatias queijo chèvre
Ervas aromáticas (facultativo)
4 Colheres de sopa de mel
Sumo de limão qb
Descasque e corte quatro rodelas de maçã e disponha num pyrex. Cubra com o mel e acrescente sumo de limão a gosto e leve ao forno a assar a maçã. ( forno médio ). Retire.
Coloque por cima de cada rodela 1 fatia de queijo chèvre . Volte a levar ao forno até derreter um pouco.
Quando estiver pronto retire e polvilhe com as ervas aromáticas. Sirva quente.

Notas: pode fazer doses individuais com três rodelas de maçã por prato e duas fatias de chèvre. Ponha as ervas só depois de retirar do forno.




Pastel sobre papel. 2007

A Ronda da Noite

"Os mandamentos não se destinam a promover a perfeição do homem, mas a medir as suas imperfeições, mais necessárias do que ímpias."

In Agustina Bessa-Luís, A Ronda da Noite.

Evolução da palavra latina "coquina"